Relatos na imprensa internacional sugerem que o mega-astro da música pop Justin Bieber estaria gravando um álbum fortemente inspirado em temas religiosos.
Alguns jornais, como o tabloide britânico The Sun, chegaram a dizer que novo álbum inteiro seria um "trabalho conceitual" inspirado na aproximação do cantor com uma igreja pentecostal, a Hillsong.
Segundo o The Sun, o cantor pop estaria à procura de músicas com mensagem cristã.
"Há temas-chave de amor e redenção nas faixas que ele criou até agora", disse uma fonte ao jornal. "Isso certamente surpreenderá alguns fãs."
Em geral, as pessoas torcem o nariz para músicas pop com temática religiosa. O diabo, como se diz, tem as melhores músicas.
Mas há muitos exemplos de artistas consagrados transformando sua fé em grandes canções pop - desde Blinded By Your Grace ("Oh meu Deus, que Deus eu sirvo", diz a letra), de Stormzy, a One Love, de Bob Marley ("Dê graças e louve ao Senhor/e eu vou me sentir bem").
A BBC selecionou outras 5 músicas que você pode não perceber, mas falam de Deus.
1) Lenny Kravitz - 'Are You Gonna Go My Way'
Um dos riffs de guitarra mais grudentos do rock vem acompanhado de uma letra sobre uma figura messiânica recrutando discípulos.
"Eu sou o escolhido/ eu sou o único", canta Kravitz. "Mas o que eu realmente quero saber é / você vai seguir meu caminho?"
A música chegou ao cantor em um lampejo de inspiração - ele se lembra de rabiscar a letra, que reflete sua fé na vida real, em uma sacola de papel marrom.
Kravitz tem uma tatuagem nas costas que diz "Meu coração pertence a Jesus" e uma vez declarou que Cristo era "a melhor estrela do rock".
2) Candi Staton - 'You Got The Love'
A diva da música disco Candi Staton gravou "You Got The Love" nos anos 80, depois de dar as costas à música secular e se dedicar à igreja.
Estranhamente, a música originalmente apareceu em um vídeo sobre o homem mais gordo do mundo e seu esforço para perder peso.
A canção só ficou famosa quando o The Source a remixou em 1991 - levando a letra, que diz "O amor do meu salvador é real" para as pistas de dança.
O sucesso da música levou Staton a reavaliar sua carreira.
"Foi uma música tão inspiradora que me permitiu repensar", disse ela ao The Guardian. "As pessoas na igreja costumavam me dizer que a música secular era a música do diabo - mas eu percebi que não era."
3) U2 - 'Until The End Of The World'
Há um forte tema espiritual percorrendo toda a carreira do grupo irlandês U2 - em um determinado momento, eles até consideraram abandonar a banda para se dedicar à igreja.
Como muitas de suas músicas são baseadas em ensinamentos bíblicos, algumas igrejas começaram a realizar o que batizaram de "U2Charist", em que trocam os hinos religiosos tradicionais pelas canções do grupo irlandês.
Sua música mais poderosa, narrativamente falando, é Until The End of The World (Até o fim do mundo), que é cantada a partir da perspectiva de Judas Iscariotes no Jardim do Getsêmani.
A música fala de quando Judas trai Jesus - ele combina com os guardas que aquele que beijaria seria Jesus. O ato, segundo a Bíblia, levaria Jesus à prisão e crucificação.
"Eu beijei seus lábios e parti seu coração", canta Bono/Judas. "Você estava agindo como se fosse o fim do mundo."
4) The Byrds - 'Turn! Turn! Turn!'
"Um tempo para nascer, um tempo para morrer / Um tempo para plantar, um tempo para colher / Um tempo para matar, um tempo para curar /Um tempo para rir, um tempo para chorar."
O hit de 1965 do grupo americano The Byrds é baseado, quase textualmente, no capítulo três do Livro de Eclesiastes da Bíblia, no qual o rei Salomão contempla o sentido da vida, Deus e a eternidade.
Foi "provavelmente a única vez em que uma música saída diretamente da Bíblia chegou ao primeiro lugar nas paradas", disse posteriormente o baixista Chris Hillman à Biblioteca do Congresso dos EUA. "Eu sei que Pete [Seeger, compositor] ficou com metade dos direitos autorais. Não sei se os herdeiros do rei Salomão receberam um centavo".
Hillman não era religioso no momento de escrever a canção - na verdade, ele disse que as letras eram quase "irônicas" -, mas, depois, se converteu ao cristianismo.
5) Prince - 'Let's Go Crazy'
Com um som de órgão ao fundo, a música começa com Prince fazendo um sermão - mas muitas pessoas perderam a mensagem religiosa de "Let's Go Crazy" em meio às letras sobre sexo e "bananas roxas" (não pergunte) do cantor.
A canção é um apelo para aproveitar ao máximo a vida sem sucumbir às tentações do diabo, que está tentando "nos derrubar".
Para aqueles que estão no caminho da justiça, a recompensa é o outro mundo: "Um mundo de felicidade sem fim [onde] você pode sempre ver o sol, o dia ou a noite".
Prince gravou músicas que eram mais explicitamente religiosas (incluindo o álbum conceitual The Rainbow Children, baseado em temas da religião que abraçou no fim da vida, a Testemunhas de Jeová), mas ele nunca fez a fé parecer tão divertida novamente.
Outras canções que falam de Deus:
- Kanye West - "Jesus Walks"
- Mumford and Sons - "The Cave"
- Carrie Underwood - "Jesus, Take The Wheel"
- Nina Simone - "Sinnerman"
- Bob Dylan - "Gotta Serve Somebody"
- The Fray - "You Found Me"
- Mary Mary - "Shackles (Praise You)"
- Bob Marley - "Redemption Song"
- David Bowie - "Word On A Wing"
- Kendrick Lamar - "Faith"
- The Headhunters - "God Made Me Funky"
Fonte: G1